Incra elogia trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar no Noroeste

Iniciativa pioneira no RS, o encontro promovido na sexta-feira (27/8) pela Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, momento em que foi relatada a experiência dos técnicos junto a 1.003 famílias assentadas da reforma agrária em Jóia e Palmeira das Missões, recebeu elogios do articulador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Vou levar ao Incra a sugestão de contemplar espaços como este, de reflexão e diálogo entre os técnicos, porque isso favorece e qualifica o trabalho realizado nos 285 assentamentos gaúchos", disse Vinícius Piccin Dalbianco.

A ideia do encontro partiu das coordenadoras da área de Bem-estar Social, Silvana Canova e Márcia Breitenbach. "Queremos socializar o trabalho consistente e produtivo e desfazer aquela antiga visão distorcida sobre o trabalho em assentamentos", disse Breintenbach. "A socialização das experiências facilita o nosso trabalho junto a este público prioritário", completou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra.

Experiências

O curso de gestão rural para estudantes, o qual aprofunda noções de economia e planejamento, e o curso de bovinocultura de leite foram os destaques do trabalho realizado junto a oito assentamentos de Jóia. Em Palmeira da Missões, a ênfase do trabalho recaiu sobre a diversificação de culturas, associativismo e organização social e adequação ambiental dos lotes de terra. "Verificamos diferentes formas de ocupação e de planejamento no uso e na conservação dos recursos naturais", avaliou o engenheiro agrônomo, Júlio César Paris, mencionando, como desafio, atualizar a legislação ambiental para os agricultores assentados.

Ao todo, o contrato firmado entre Emater/RS-Ascar e Incra propõe a execução de 15 metas, através das quais os técnicos auxiliam nas atividades que geram renda em sintonia com a legislação ambiental. "A produção de leite sustentável dentro dos lotes e o trabalho com jovens rurais são algumas das experiências exitosas desta região", concluiu Dalbianco.

GSC Unijuí