ACATA e UNIJUÍ renovam parceria com Fundação Vonpar

Pelo terceiro ano consecutivo a ACATA foi completada com aprovação do projeto Sócioambiental ACATA 2010 na chamada pública do Instituto VONPAR da Rede de Parceria Social, tendo a FIDENE/UNIJUÍ como proponente. O projeto foi elaborado pela equipe da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social, ITECSOL/UNIJUÍ.

O projeto irá desenvolver-se em duas linhas de ações, a primeira no sentido de qualificar a infraestrutura física da ACATA concluindo a terceira fase do projeto sócioambiental projetado em 2007, que prevê a ampliação do galpão de alvenaria para descarga da coleta seletiva. A segunda linha de ação apoiará o processo organizativo e autogestionário da associação, visando o empoderamento social do grupo, assessoria contábil e legal aos encaminhamentos burocráticos, o acompanhamento sóciofamiliar do grupo, motivação e incentivo a formação de núcleos da ACATA em outros bairros bem como atividades relacionadas com o planejamento estratégico e da elaboração de projetos e captação de recursos.

Todas estas ações serão coordenadas e desenvolvidas pela equipe da ITECSOL/UNIJUÍ em parceria direta com os associados da ACATA com autogestão, planejamento e articulação de ações em redes. Reforçando assim a continuidade das ações desenvolvidas com esta associação a cinco anos com projetos financiados pelo PRONINC/FINEP, Fundação VONPAR e também com parceria do CNPq e outras instituições públicas e privadas.

No dia 27 de agosto em Porto Alegre, a associada da ACATA Lidia Nunes da Silva representou a associação e a FIDENE/UNIJUÍ assinando o novo contrato com a Fundação VONPAR, sendo acompanhada pela representante da equipe da ITECSOL/UNIJUÍ Ângela Costa. Participaram, em conjunto com os 37 representantes de associações também contempladas oriundas de 24 municípios do Estado, de atividades propostas pela VONPAR nas dependências da fábrica da empresa, onde passaram o dia conhecendo o processo de trabalho de fabricação desde o inicio da confecção da embalagem Pet in natura passando pelo rotulamento da embalagem, análise do produto produzido (refrigerante) até a finalização do produto para sua distribuição para o todo o Estado.

Esta aproximação com o início do processo de fabricação da embalagem Pet, para os catadores, permitiu conhecer de onde vem o material reciclável que agrega maior valor de mercado e incrementa a renda média dos associados nos galpões e na expansão no número de vagas de trabalho. Além disso, saber a importância do apoio e o objetivo da VONPAR em contribuir para a inclusão de pessoas em situação de risco, por meio do fomento à geração de renda e o empreendedorismo nas periferias urbanas. E vale-se da reciclagem como meio de promoção humana, desenvolvimento social e preservação ambiental.

GSC Unijuí