O grupo de aproximadamente 80 pessoas, o dobro de caminhantes em relação ao ano passado, percorreu um trajeto de 8,5 km, conforme informou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Laurindo Mattioni. O prefeito Jeancarlo Hunhoff era um dos mais motivados. "É um momento de confraternização e uma oportunidade de mostrar aspectos do nosso município que ainda são desconhecidos", disse Hunhoff.
A saída, em frente a Gruta Nossa Senhora das Graças, foi às 7h. O padre Romildo Girard abençoou a caminhada e a professora de educação física, Iara Roos, coordenou uma série de exercícios de alongamento, cuidados para evitar lesões. Uma equipe da área da sáude acompanhou o grupo durante todo o percurso.
O café da manhã, oferecido na sede da Cooperativa Mista Progresso Ltda (Comprol), renovou os ânimos. O presidente da Comprol, Darci Knoll, mostrou as dependências da cooperativa que produz leite pasteurizado, queijo, iogurte, bebida láctea e doce de leite. Segundo Knoll, a Comprol possui 48 sócios e está em quarto lugar na lista dos empreendimentos que mais dão retorno de ICMS ao município. "Já temos a garantia de que o Ministério do Desenvolvimento Agrário, irá liberar R$ 800 mil para obras de infraestrutura e compra de equipamentos da cooperativa", antecipou Knoll.
Às dez e meia da manhã, o grupo chegou à casa da família Foletto, na localidade de Lajeado do Meio. A propriedade não foi escolhida por acaso, conforme explicou a extensionista da área de bem-estar da Emater/RS-Ascar, Araci Kerber. "Gostaria que vocês olhassem a beleza do jardim e a questão da sucessão rural", disse Kerber. Na propriedade moram o casal Cléli e Ildo Foletto com os filhos, Maykol, de 16 anos, e Emanuel, de 5, e o avô das crianças, Igino Foletto. De um jeito ou de outro, todos da família se envolvem com a produção de soja e leite, cuidando do plantel de mais de 20 vacas leiteiras.
Na despedida, a equipe de produção de eventos Mano e Matheus deixou mudas de árvores para os filhos dos Foletto. A iniciativa, segundo Mano é para mostrar a importância de os pais tirarem seus filhos da frente da televisão e do computador e mostrar a eles a natureza.
A 3a Caminhada Rural foi concluída no Balneário do Tio João, na comunidade das Canas, local onde o almoço foi servido. Às quatro horas da tarde, o grupo retornou à cidade, de ônibus. "Mesmo que estes momentos sejam breves, eles nos fazem pensar na qualidade das nossas vidas", disse a coordenadora da área de bem-estar social da região administrativa de Ijuí, Silvana Canova.
O evento contou com o apoio de agricultores familiares, feirantes, escolas municipais e estaduais, Comprol, CTG Cezimbra Jacques, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi.
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
(55) 3333 8040 / 9976 8547
www.emater.tche.br