Ano novo com televisão nova. Assim vai ser 2011 para os cinco vencedores do Prêmio Mérito Rural 2010, entregue no dia 21 de dezembro a pequenos produtores rurais de Condor. Além do troféu, cada um dos vencedores levou para casa uma televisão de 42 polegadas. Os demais participantes, eram 43 no total, receberam somente troféus.
O evento foi promovido pelo Sindicato Rural, Emater/RS-Ascar, Cotripal e prefeitura de Condor. "Foi uma recompensa aos 30 anos de trabalho dedicados a nossa propriedade", comemorou o produtor Mauro Costa Beber, morador da localidade Linha Pontão dos Buenos e vencedor da categoria Estrutura e Organização.
Casado, pai de três filhos, Mauro desenvolveu planilhas no computador e, com auxílio da irmã formada em administração de empresa, implantou um sistema de gestão com ênfase na contabilidade. "Nós não ficamos somente no nosso ‘casulo’, nós também nos envolvemos com as coisas da comunidade", completou Mauro.
Na categoria Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais, a propriedade que obteve melhor resultado foi a da produtora Helena Maria Bortolini.Os jurados levaram em conta os cuidados empregados por Helena para dar um destino correto ao lixo e dejetos de animais, bem como a preocupação em conservar o solo nas atividades agropecuárias, a mata ciliar, as fontes d’água e promover o reflorestamento de árvores nativas.
O produtor Gelson Bandeira, morador da localidade Esquina Beck, foi o vencedor da categoria Responsabilidade Social. Bandeira é presidente da paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Condor, líder de núcleo da Cotripal, membro da patrulha agrícola da Linha Esquina Beck e membro do Conselho fiscal do grupo de jovens e jovens casais da Linha Mambuca.
Já os vencedores da categoria Diversificação e Mão de Obra, os produtores Walter e Carlos de Bairros, se destacaram por produzirem leite, soja, trigo, milho, amendoim, mandioca, mel e produtos agroindustrializados, atividades realizadas por quatro pessoas. Além da diversidade, também foi levado em conta a produtividade da propriedade localizada na Colônia Cash.
Síntese de todas as outras, na categoria Propriedade Modelo venceu o produtor Adelmo Breunig, considerado aquele que apresentou o melhor desempenho nos quesitos estrutura e organização, diversificação da mão de obra, responsabilidade social e meio ambiente e uso adequado dos recursos naturais. A propriedade de Breunig, localizada na Linha Herman, produz soja, milho, trigo, aveia branca, triticale, cevada, leite, carne bovina e mel. O sistema de gestão das atividades leva em conta o rígido controle entre despesas e receitas. As tarefas e decisões são compartilhadas entre as pessoas da família. A propriedade também se destaca na preservação do meio ambiente, na utilização adequada do solo e no destino correto dos resíduos sólidos. Os Breunig também se destacam pela participação ativa na comunidade.