Vento pode gerar várias vezes a energia consumida no planeta!!!

 

Um dia, o mundo não poderá mais depender do petróleo para continuar funcionando e terá de partir para novos tipos de energia, preferencialmente limpas e sustentáveis. Mas há luz no fim do túnel: um estudo recente que mostra que a energia eólica poderia fornecer a energia necessária para sustentar o mundo hoje e no futuro.

Para chegar a essa afirmação, os pesquisadores Xi Lu, Michael McElroy e Juha Kiviluoma utilizaram cálculos para descobrir a capacidade de energia eólica disponível no planeta, segundo informações do site Slashdot. Eles dividiram o globo em áreas de aproximadamente 3,3 mil quilômetros quadrados e monitoraram a velocidade do vento nesses locais a cada seis horas, e imaginaram turbinas eólicas de 2,5 megawatt distribuídas por todas essas superfícies, excetuando as áreas com florestas, neve, gelo, água (incluindo oceanos) ou população.

De acordo com o site Mongabay a pesquisa foi publicada no Proceedings of the National Academy of Science, uma publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e informa que, a partir dos cálculos apresentados acima, não só a energia eólica poderia suprir todos os requisitos da energia mundial como também poderia fornecer mais de quarenta vezes o consumo mundial de eletricidade.

Até mesmo os dois maiores produtores de carbono do mundo, os Estados Unidos e a China, poderiam ser facilmente sustentados pela energia do vento.

Segundo os pesquisadores, Rússia, Canadá e Estados Unidos seriam os países com maior potencial de produção de energia eólica. Entretanto, as áreas disponíveis no Canadá e na Rússia estariam muito afastadas das cidades, deixando sua construção mais custosa. Além disso, a população poderia não aceitar as turbinas em determinadas áreas, como as protegidas ecologicamente.

Mas terminam o estudo otimistas: "Apesar dessas limitações, está claro que a energia eólica pode dar uma contribuição significativa à demanda por energia", declaram.

Fonte: www.eletrobras.com

 

GSC Unijuí