Uma cartilha sobre orgânicos foi lançada pelo Ministério da Agricultura, ilustrada pelo Cartunista Ziraldo Alves Pinto (o cirador do Menino Maluquinho), esta cartilha traz informações muito úteis e muito bem explicadas para a população, como por exemplo, os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, bem como sobre a questão dos produtos transgênicos que colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Contudo, o blog do Greenpeace divulgou o alerta de que as cartilhas, já impressas haviam sido recolhidas para a correção de um erro. Tratava-se uma ação movida pela Monsanto contra o Ministério justificando que havia incorreção na seguinte passagem:
“O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies.”
Percebe-se que nesse sentido a Monsanto tem razão em se revoltar e entrar com o processo, pois não é interessante para eles que seja divulgado que transgênicos são ruins. Porém, não é justo perder um material desse por causa de uma empresa mentirosa, no entanto foi esclarecido que tudo não passava de boato, pois não havia incorreção e também não existia processo da Monsanto, e muito menos recolhimento das cartilhas. O fato delas não estarem disponíveis no site durante determinado período foi de que o site está sendo reformulado, e por desorganização/erro/atraso a cartilha não foi publicada. E quanto à distribuição do material só teve atraso devido à cota de uso dos Correios pelo MAPA que foi estourada no envio das cartilhas na Semana dos Orgânicos.
Delicie-se e divulgue você também esta cartilha que deve ser conhecida por todos os cidadãos. Para baixar o arquivo da cartilha clique aqui.