O que esta Acontecendo com a Educação no Brasil?

 

Segundo estimativa do IBGE em 2008 o Brasil tinha 193 milhões de habitantes, destes 150 milhões possuem aparelhos celulares, 60 milhões possuem computadores, sendo 50 milhões de computadores ligados na rede mundial (internet).

Esta é a nossa realidade nos dias de hoje. A internet não substitui a escola. E talvez o conceito de escola, este espaço físico com paredes, salas, carteiras e cadeiras possam e devam ser repensado. Quem sabe não possamos convocar todas as pessoas, que tenham alguma contribuição a dar, para começar a colocar assuntos de interesse para crianças e jovens na internet e se convocássemos o estado brasileiro para dar acesso público em todas as casas, praças e praias, para que este conhecimento pudesse navegar, nas ondas da rede?

Existe uma quantidade imensa de material de boa qualidade apresentada em inglês, um mutirão para traduzir este material não custa caro e sim custa tempo. No entanto pode se dizer que o Brasil tem massa crítica para este desafio. E o que falta é uma boa coordenação. Mas que autoridade poderia apresentar o rascunho deste projeto, sobre conteúdos, número de pessoas necessárias, custo, prazos de implementação? Estamos à altura deste desafio.

Outra questão, seria a educação formal, é um meio ou seria um fim em si mesma? Será que somente ela seria suficiente?

A educação significa o processo metódico e sistemático de revelação de conhecimentos, remoção de dúvidas, esclarecimentos sobre incertezas e assimilação de princípios que sejam aplicados aos aspectos emocionais, psicológicos, sociais, históricos, intelectuais e espirituais de cada indivíduo. (Tadany).

Manifeste o seu pensamento sobre esse artigo. Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou clique aqui e envie a sua opinião para ser divulgada no portal GSC.

 

GSC Unijuí