A Comissão dos Agentes Comunitários de Saúde, através dos representantes de cada uma das onze unidades da Estratégia da Saúde da Família de Ijuí, vem desde o mês de dezembro de 2010 mantendo reuniões com o Prefeito Municipal Fioravante Ballin, tendo como reivindicação principal o repasse integral de setecentos e quatorze reais como salário base da categoria, oriundo do Governo Federal,
que não está acontecendo e é previsto em Lei Portaria nº 3.178 de 19 de Outubro de 2010, que entrou em vigor nesta data, com efeitos financeiros retroativos a partir da competência de julho daquele ano.
Hoje o salário base dos Agentes Comunitários de Saúde no município de Ijuí é de quinhentos e setenta e nove reais e quinze centavos, muito inferior ao que a maioria dos municípios vem pagando.
Sabendo que tanto o Governo Federal como o Governo Estadual tem feito regularmente os repasses, espera-se para março resposta definitiva da parte do Excelentíssimo Prefeito Municipal, em nova reunião que deverá ocorrer nos próximos dias.
A Saúde da Família é a Estratégia do Sistema Único de Saúde melhor avaliada pelos SUS, comprovou recentemente o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com avaliação em torno de oitenta por cento nos quesitos bom e muito bom. E em nosso município não seria diferente, levando em consideração o importante trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde, tanto na cidade como no interior.
Essa reivindicação justa e que atenderia os anseios dos profissionais em saúde locais, nada tem a ver com o Projeto Nacional que ainda não foi aprovado e que estabelecerá um piso salarial nacional, valorizando o trabalho de mais de 240.000 mil Agentes Comunitários de Saúde em todo o território brasileiro.