O Lar da Criança Henrique Liebich é uma instituição filantrópica não governamental que atua na área social no âmbito da infância e juventude. Aos 54 anos de atendimento em Ijuí e região, o Lar trabalha atualmente com dois eixos principais em programas sociais, com mais de vinte profissionais, atendendo cerca de oitenta crianças e adolescentes.
Um deles é o Casa Lar, projeto de acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Eles são encaminhados pelo poder judiciário por meio de violações de direitos, afastadas do seu núcleo familiar, passando a residir na instituição como uma medida de proteção em caráter provisório e excepcional. O trabalho desenvolvido no Lar tende a fazer com que eles retornem à família ou encaminhados para adoção. Crianças e jovens são divididas em até oito acolhidos por casa aos cuidados da “Mãe Social”.
Outro projeto é o Núcleo Social de Ijuí, programa sócio educativo aberto à comunidade que teve início em 2008 atendendo até 65 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Este projeto oferece oficinas educativas, culturais e recreativas além de três refeições balanceadas por turno. Essas atividades acontecem no turno inverso escolar e abrangem oficinas como leitura, mídias sociais, informática, artes, reciclagem, apoio escolar, canto, coral, violão, recreação, judô, ética e cidadania, meio ambiente, teatro e street dance. Este foi um projeto selecionado pelo Programa Petrobras Socioambiental, pelo qual também vai estar recebendo incentivo para o desenvolvimento de suas atividades.
Além desses projetos, o Lar Henrique Liebich participa juntamente com o MEAME (Missão Evangélica de Amparo ao Menor) e a AFIMM (Associação Filantrópica Monte Moria), o projeto Troco do Bem, com o objetivo de arrecadar recursos em benefício da manutenção do atendimento através da contribuição de empresas e comunidade com a doação feita em estabelecimentos locais.
O Lar Liebich conta atualmente com 29 funcionários, entre eles a equipe administrativa da direção, equipe técnica composta por assistente social, psicólogas, pedagoga, fisioterapeuta e nutricionista; monitores, cuidadores, servidores e voluntários. Para mais informações sobre os projetos basta acessar www.larliebich.org.br.