A coordenadoria da Mulher de Ijuí, promoveu no mês de agosto várias ações no município na programação voltada aos 10 anos da Lei Maria da Penha. Na quarta-feira, 24, aconteceu uma roda de conversa com as coordenadoras dos Clubes de Mães na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Na ocasião, Angela Marchionatti, titular da coordenadoria da mulher, conduziu as palestras, que contou com a participação do psicólogo Vladnei Roberto Weschenfelder. O profissional da área da saúde falou sobre propagandas com mulheres lindas, com estereótipos formados pela mídia, ao mesmo tempo em que jovens que não atingem o corpo desejado, sofrem ao não conseguirem ficar parecidas.
Conforme divulgado no site da prefeitura Municipal de Ijuí, entre agosto de 2013 e 2014 ocorreram 886 denúncias de violência contra a mulher em Ijuí. Já de agosto de 2014 a agosto de 2015 ocorreram 736 denúncias, uma diminuição significativa. O principal motivo que leva as mulheres a não denunciarem a violência é o medo, além disso, vergonha de serem expostas.
Conforme pesquisa da Polícia Militar, 83% dos agressores são os que mantém relações com as vítimas, 11% são familiares, enquanto 6% são pessoas externas. Entre as vítimas, 88% são mulheres ou meninas de 12 anos ou mais.
As rodas de conversa seguiram até segunda-feira, 29, quando ocorreu o encerramento na Câmara de Vereadores.