Como no mês passado foi lançada a campanha Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, neste mês de Outubro a campanha da vez é Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. Uma campanha mundial que acontece todos os anos desde 1990, especialmente no mês de outubro e propõe-se a conscientizara população feminina e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, o diagnóstico precoce é de extrema importância, o autoexame deve ser rotineiro na vida da mulher e a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. As taxas de cura são bem altas (95%) se a doença for precocemente diagnosticada.
Os sinas que devemos sempre estar atentos para poder prevenir o câncer de mama são:
- Como e onde examinar O autoexame deve ser feito regularmente e o melhor momento para fazer isso é nos dias seguintes ao final do ciclo menstrual. Tudo o que se deve fazer e levantar o braço e suavemente apalpar o seio nu pressionando os dedos para baixo em torno de toda a superfície da mama e verificar, também, em torno das axilas pois, é uma área crucial onde pode-se manifestar o câncer de mama.
- Sintomas na pele da mama Além de verificar a presença de nódulos, deve-se também verificar visualmente a pele da mama para ver se existem variações. Os sintomas mais comuns que podem aparecer do lado de fora são uma pele ondulada, enrugada, engrossada, avermelhada, escamosa, seio raso ou com uma reentrância.
- Faça exames regularmente No caso de se ter notado quaisquer sintomas suspeitos procure atendimento para tirar dúvidas. Somente um especialista irá valiar quais exames e com quanta frequência deve-se fazê-los.