O Desafio de Inovação Social, organizado pela Unijuí, ocorreu de forma online, durante os dias 25 e 26 de setembro, com o objetivo de buscar soluções de mercado para os desafios apresentados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta do desafio era desenvolver uma solução para os problemas apresentados, visando a criação e desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo.
As equipes foram formadas no dia 25 conforme escolha da coordenação do evento. Participaram um total de 6 equipes, de cursos multidisciplinares, sendo compostas de 4 a 6 integrantes. Cada equipe contava com um mentor, que prestava auxilio no que fosse necessário.
A equipe vencedora foi a equipe 3, que propôs o desenvolvimento de um aplicativo que conectasse Ijuí a sustentabilidade, tendo em vista que problemas identificados impactam negativamente ao tripé da sustentabilidade (social, ambiental, econômico). Para isso, a ideia foi o “Conecta Ijuí”, um aplicativo para integração de cidades com soluções sustentáveis vinculados aos ODS, com abas específicas para cada setor do tripé.
A aba do Conecta Social, traz instituições e ONG’s cadastradas para solicitar doação de alimentos, roupas, materiais recicláveis, etc. A aba Conecta Ambiental, apresenta lembretes, através de notificações, sobre os dias da semana em que a coleta seletiva passa em sua casa, bem como dicas para correta separação do lixo e indica os ecopontos mais próximos. Já a aba Conecta Econômico, é onde empresas cadastradas possam oferecer vagas de emprego, cupons de descontos, dentre outras funcionalidades que auxiliem a comunidade.
Com esta proposta a equipe venceu o Desafio e ganhou o 1º lugar, com premiação de RS1.000,00 (mil reais em dinheiro) e uma vaga na pré-incubação da Incubadora de Economia Solidária e Tecnologias Sociais (ITECSOL), no valor econômico de RS1.428,00 (mil quatrocentos e vinte e oito reais).
A equipe do projeto de extensão Gestão Social e Cidadania também esteve presente no evento, representada por suas bolsistas Júlia Alana Eckhardt, Laís Mantovane da Silva, Laís Raquel Schapuiz e Nadine Muller Pereira, e a professora Sandra Regina Albarello.