Até o final deste ano, 48,4 milhões de estudantes em todo o país devem ter acesso à internet banda larga nas escolas. O número equivale a 92% da população escolar do Brasil. A previsão é da secretaria de educação a distância do MEC (Ministério da Educação).
O secretário, Carlos Bielschowsky, esteve nesta terça-feira (27) na conferência internacional de educação e tecnologia organizada pela Unesco (órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Bielschowsky disse ao R7 que o ministério prevê que 72,8 mil colégios urbanos e rurais tenham acesso à internet rápida em 2010.
- O cabeamento vai atingir 100% das escolas urbanas, que são 64,8 mil.
Também serão instaladas antenas em cerca de 8.000 colégios rurais. Boa parte destas últimas instituições têm poucos alunos, de 20 a 30 cada. Mesmo assim é importante que elas tenham acesso à web.
As escolas rurais vão ser atendidas pelo Gesac - projeto do Ministério das Comunicações que atende comunidades onde não é possível a instalação dos cabos para o acesso à internet.
Atualmente, 45 mil escolas são beneficiadas com a tecnologia, de acordo com o MEC. O secretário diz esperar que a concessão da telefonia móvel rural tenha como contrapartida a instalação da web rápida nas escolas.
- Não existe país do mundo, em tamanho continental como o nosso, que tenha adiantado a colocação de banda larga na rede pública como nós fizemos. Sair praticamente do zero e chegar a esses 92% faz do Brasil um estudo de caso.
Primeiramente a banda larga escolar terá capacidade de um megabyte. Em dezembro de 2010, essa conexão será ampliada para dois megabytes, no mínimo, e pode ser ampliada dependendo das condições de cada Estado.
Fonte R7