- Cleuza Noal Brutti - Assessora de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Ijuí
- Maio 2010
- Acessos: 5717
Plantio do trigo está atrasado no Estado
O milho é, junto com o feijão 2ª safra, a cultura que ainda apresenta lavouras por colher. Estas, que representam 18% do total, já poderiam estar colhidas em sua grande maioria, não fosse o tempo úmido e desfavorável para os trabalhos. Além disso, o processo de colheita avança pouco, devido a problemas decorrentes de uma infraestrutura de armazenagem deficiente em boa parte das pequenas propriedades, onde se localiza a imensa maioria dessas lavouras que se encontram por colher. No Estado, é relativamente comum, em zonas onde há predominância dessas propriedades, a sua permanência até quase o início do plantio da safra subsequente.
A colheita da 2ª safra de feijão teve um avanço bem mais expressivo do que o da semana anterior, na maioria das áreas que ainda restam ser terminadas. Atualmente, já foi colhida aproximadamente 81% da área inicialmente prevista para o Estado, mantendo o atraso de 4% na colheita em relação à média histórica.
Iniciam os preparativos para o plantio do alho na Serra com as práticas de adubação orgânica, de pré-formação dos canteiros e toalete dos bulbilhos-semente. Devido à boa cotação obtida pelo produto na safra anterior, é grande a procura por semente. Restam ainda 5% da produção estocada, na mão de comerciantes ou de produtores que atuam via Ceasa. Preços em alta, com média de R$ 8,00/kg de primeira e de R$ 6,50/kg para o tipo No 05.