Em 2011, reunião técnica do milho e sorgo será em Ijuí

 

Ijuí irá sediar, na primeira quinzena de julho de 2011, a 56a Reunião Técnica Anual do Milho e a 39a Reunião Técnica Anual do Sorgo. O local do evento, o campus da Unijuí, também foi definido na quinta-feira (16/12), por representantes da Emater/RS-Ascar, Unijuí, Cotrijuí, Fepagro e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju).

A programação do evento ainda não está fechada, contudo, deverá focar em projeções de mercado para as cadeias produtivas do milho e sorgo, apresentação de trabalhos científicos, e, uma inovação, a tarde de campo, metodologia que irá levar o público à propriedades rurais onde são feitos plantio, armazenagem, classificação e silagem de milho e sorgo. "As reuniões técnicas são eventos tradicionais, que se interiorizaram, por isso, a programação se adequa ao que as regiões demandam", disse o assistente técnico estadual de milho da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado.

Cenário para Milho e Sorgo

Sexto maior produtor de milho do país, o Rio Grande do Sul colheu, na última safra, aproximadamente 4,2 milhões de toneladas, cultivadas em 1,1 milhões de hectares. No presente momento, o preço médio da saca de 60 kg está cotado em R$ 24,12.

De origem africana e asiática, o sorgo é produzido em aproximadamente 1,2 milhão de hectares no Brasil, em maior escala no Mato Grosso, Mato Gosso do Sul e Goiás. No RS, os dados são imprecisos, contudo, estima-se que a área cultivada, com as variedades forrageiro, silagem, granífero, vassoura e sacarino silageiro, seja de 120 a 140 mil hectares. Segundo o pesquisador da Fepagro, Zeferino Chielle, para cada 10 hectares de milho plantados no país, menos de um hectare é utilizado para o sorgo. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de sorgo, para cada três hectares de milho, há um hectare cultivado com sorgo.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040 / 9976 8547

www.emater.tche.br

GSC Unijuí