- Laís Dahmer
- Setembro 2014
- Acessos: 5681
União Municipal de Estudantes será reativada em Ijuí
O Conselho Municipal da Juventude (COMJUV), juntamente com representantes dos Grêmios Estudantis das redes municipal, estadual e particular de Ijuí, reuniram-se na última terça-feira (02) para discutir a respeito da reativação da União Municipal dos Estudantes.Inativa desde 1998, a Umes se destaca pela importância de proporcionar benefícios, tais como meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer.
Durante o encontro, ocorrido no Salão Farroupilha, foi discutido a confecção da carteira de identificação estudantil (CIE). A regularização da carteira prevê que os estudantes possam fazer o uso da mesma, associados à união estudantil.
Na ocasião, também foi composta uma comissão provisória para tomar frente das demandas necessárias. Os integrantes são formados por Bruno Bernardo, do Grêmio Estudantil São Geraldo; Anna Julia Bandeira Ceccato e Taiane Albrecht, do Grêmio Estudantil Sepé Tiarajú; Roberto Bohrer Schmalz e Luane Ciotti Oliveira, do Grêmio Estudantil Mário Quintana; e Anderson Goi, do Grêmio Estudantil Assis Brasil.
O primeiro passo da comissão é fazer o levantamento dos 17 grêmios estudantis, ativos ou não, e seus respectivos alunos. Em seguida, associá-los para que possam fazer as carteiras. Buscar convênios ligados a questões estudantis com empresas será fundamental para que possam manter a instituição.
A Umes terá encontros mensais visando a promoção de atividades em conjunto com os grêmios. O Conselho Municipal, representado pela Presidente Lidiane Paula Nicoletti, promoveu o primeiro encontro servindo de apoio à união. Caberá aos grêmios a reativação permanente da entidade, bem como organizá-la e gerenciá-la.