O Hemocentro do Rio Grande do Sul necessita com urgência de todos os tipos de sangue, pois os estoques atingiram níveis críticos em janeiro. A maior necessidade é por sangue dos tipos O negativo e O positivo. Existe uma defasagem muito grande dos estoques devido, principalmente, aos acidentes que aconteceram no primeiro mês do ano.
Antes do verão e do período de férias, a média de doações no Hemocentro da capital ficava entre 100 e 120 bolsas por dia. Hoje, são de 40 a 50 por dia. “É muito pouco para atender os 52 hospitais conveniados. Faço um apelo para que as pessoas doem sangue.” Conforme a coordenadora da Captação do Hemocentro, Maria de Lourdes, a equipe trabalhou muito em novembro para melhorar os estoques. “Tínhamos mais de 700 bolsas no final do ano passado e agora estamos com menos da metade”, lamentou.
Segundo o Hemocentro/RS, se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e portar documento de identidade com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais.
Em Ijuí, o atendimento funciona das 8h da manhã ao meio dia e das 13:30h até 17h da tarde, junto ao Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí.