O GSC-Dados constitui-se em banco de dados sócio-demográficos, econômicos, culturais e sobre a gestão pública relativa aos 496 municípios gaúchos e os 415 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul.

O objetivo fundamental do GSC-Dados é empoderar cidadãos, entidades e espaços públicos da sociedade civil e as administrações públicas com informações sobre a realidade social, econômica e cultural de municípios e regiões.

Para utilizar o GSC-Dados é necessário cadastrar-se gratuitamente com um login e senha de usuário.

O processo de pesquisa inicia com a definição da abrangência geográfica da mesma. O usuário pode optar por consultar um único municipio, uma região geográfica pré-formatada pela administração do sistema, uma região geográfica formatada previamente por ele mesmo ou configurar uma nova região para uso nesta ou nas próximas pesquisa.

Na primeira opção pode-se escolher um dentre os 669 municípios atualmente cadastrados (496 municípios do Rio Grande do Sul, além de 131 municípios catarinenses e 42 municípios paranaenses que integram, juntamente com 242 municípios gaúchos, a Mesorregião Grande Fronteira Mercosul).

Outra opção é escolher uma dentre um conjunto de regiões pré-definidas (como os Coredes, as Coordenadorias Regionais de Educação do RS, as meso e microrregiões geográficas do IBGE).

Adicionalmente o usuário pode configurar suas próprias regiões para uma simples consulta ou salvá-la para uso posterior. Nesta opção o usuário pode misturar regiões pré-existentes com outras regiões ou municípios; ou pode montar uma nova região com diferentes municípios.

Por fim as regiões criadas e salvas pelo usuário podem ser recuperadas para a execução de uma nova pesquisa ou editada com o acréscimo e/ou retirada de unidades geográficas, sempre que for necessário.

Na segunda dimensão são especificadas as informações (variáveis) que se deseja recuperar. Existem, basicamente, duas opções para esta finalidade: as pesquisas definidas pelo usuário ou as pesquisa pré-definidas pela administração do projeto.

As pesquisas pré-definidas compreendem um conjunto de variáveis que atendam a interesses, tanto gerais quanto específicos. O objetivo é simplificar e agilizar o processo de consulta a base de dados. O usuário não pode modificar estas pesquisas.

Na opção Minhas pesquisas o usuário escolhe entre pesquisas configuradas e salvas anteriormente. Se necessário a pesquisa selecionada pode ser modificada, ou excluída. Na opção Nova pesquisa o usuário pode escolher um conjunto aleatório de variáveis da base de dados. Esta escolha pode ser feita a partir de diferentes formas de organização destas variáveis. Uma variável pode ser localizada com base em suas características, ou através das pesquisas pré-definidas, ou a partir das pesquisas anteriormente configuradas pelo usuário ou simplesmente pela busca nas tabelas onde estão armazenadas. Finalmente esta pesquisa pode ser salva para referência futura.

Na última dimensão define-se o período de tempo (anos) desejado para a recuperação das informações. Finalmente o link Executar pesquisa irá gerar as tabelas resultantes da pesquisa. As tabelas que compõe o resultado da pesquisa são apresentadas por municípios. Elas também podem ser apresentadas por períodos, ou ainda por variável que caracteriza a informação.

Os resultados também podem ser totalizados, tanto com relação aos municípios que fazem parte da pesquisa como para todo o Estado que abrange os municípios envolvidos. Os resultados, finalmente, podem ser exportados no formato de uma tabela Excel.

Acesse o Banco de Dados clicando aqui.

GSC Unijuí