O Professor Carbonera integra a delegação do Rio Grande do Sul que é composta de 95 participantes. O evento conta com a participação de mais de 2.500 profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de todo país.
A solenidade de abertura ocorreu no dia 22, com apresentação de um grupo de jovens nisseis tocando tambor japonês e a execução do Hino Nacional interpretado por um grupo de índios da tribo Umutina. Ainda, na abertura, o governador Silval Barbosa, destacou que Mato Grosso cresce a uma taxa de 10% ao ano.
A programação do evento conta com painéis que abordam a discussão de uma agenda mundial e nacional, em relação aos desafios, oportunidades e visão de futuro. Conta, ainda, com espaços de apresentação de propostas dos candidatos à presidência da república e o futuro das profissões no País. Serão tratados, também, os temas da visão de futuro das organizações do sistema Confea/CREA e da construção de uma agenda estratégica para o sistema profissional.
Conforme destaca o professor, os debates do primeiro dia de trabalho indicaram uma necessidade crescente e uma perspectiva positiva para os profissionais da área de engenharia, arquitetura e agronomia para atender ao momento de crescimento econômico e de desenvolvimento do país. Portanto, os indicadores atuais apontam para a necessidade de qualificação e formação de profissionais que possam atender a estas perspectivas.