Agosto - 2013

03 de agosto de 2013

A população gaúcha irá às urnas nestas terça-feira (6) e quarta-feira (7), pela internet e de forma presencial, para votar o Orçamento do Estado de 2014. A votação de prioridades, que discute 433 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas nas 28 regiões dos Coredes, é a etapa final de construção participativa do orçamento estadual. Além disso, a população também vai responder a quatro itens de questões sobre Reforma Política.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes dos Coredes, Governo do Estado e voluntários, estão envolvidas diretamente na organização do processo – desde a distribuição dos locais de votação, ao controle das atas de votantes. Na terça-feira (6), a votação inicia às 8h, pelo Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Na quarta-feira (7), o processo ocorre das 7h às 17h, nas urnas espalhadas em todos os municípios gaúchos.

Entrevistados:

Sérgio Luiz Allebrandt – presidente do Corede Noroeste Colonial

Ubirajara Teixeira – Vice – prefeito de Ijuí

 

10 de agosto de 2013

A lei de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica - Lei Maria da Penha - completa 7 anos nesta quarta-feira (7) no Brasil. Aplicada em casos de punições das agressões domésticas contra a mulher, a Maria da Penha vem recebendo cada dia mais seguidoras que denunciam os maridos, namorados e companheiros.

Neste período de 7 anos, muitas mobilizações foram feitas para a disseminação da legislação, principalmente no que se refere a denúncia para a efetivação da lei e a punição dos agressores. Os resultados dessas ações foram bem significativos, segundo dados do Instituto Patrícia Galvão e Data Popular após sete anos de vigência, 98% da população dizem conhecer a lei.

A agressão contra a mulher deve ser denunciada pela vítima ou qualquer pessoa próxima a ela ligando para a Polícia no 190 ou prestar queixa em qualquer delegacia.O número 100 também é um disque-denúncia e ajuda em casos de agressões sexuais contra crianças e adolescentes, tráfico de mulheres e pornografia infantil.

Entrevistados:

Cleusa Burmann – Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Janis Loureiro – Integrante do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí

 

17 de agosto de 2013

O Gabinete Digital, site da Secretaria Geral de Governo, que é um canal de participação e diálogo entre o governo e a sociedade que oferece oportunidades ao cidadão de influenciar a gestão pública e exercer um maior controle social sobre o Estado.

Nexte contexto foi criado recentemente a ferramenta “De olho nas obras, o governo faz e eu fiscalizo”, que apresenta 7 obras que estão em andamento no estado, que a população pode ser fiscal e contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

De acordo com Luiz Damasceno, coordenador executivo do Gabinete Digital, a ideia é que o projeto que no momento é experimental se solidifique e seja ampliado para outras obras desenvolvidas no ineterior do Estado.

Entrevistados:

Luiz Damasceno - Coordenador Executivo do Gabinete Digital

Maria da Graça Nunes - Coordenadora do CREAS

 

24 de agosto de 2013

O Corede Noroeste Colonia encaminha nesta semana ao Governo do Estado os resultados da Consulta Popular que o ocorreu nos dias 06 e 07 de agosto, para a inclusão da peça orçamentária do Rio Grande do Sul que será encaminha a Assembleia legislativa nas próximas semanas.

De acordo com o presidente do Corde Norc, Sérgio Luiz Allebrandt os resultados da consulta foram positivas “fazendo uma álise dos resultados podemos dizer que tivemos uma boa participação especialmente em alguns dos nossos 11 municípios, os quais consegiriam um aumento significativo de votantes no processo deste ano em relação ao ano anterior, mase tivemos também algumas surpersas de dimuniuçãoes na participação do público, como foi no caso de Ijuí que no ano passado teve a participação de quase 15 mil eleitores e este ano o número de votantes diminiu para menos de 10 mil”, destaca.

Allebrandt disse ainda que a partir de agora as comissões municipais e as coordenações do processo em cada município vão realizar um processo de avaliação para entender as causas das diminuições na participação, para posteriormente ser feito uma avaliação no âmbito regional e analisar se é preciso rediscutir alguns elementos do processo.

Entrevistados:

Sérgio Luiz Allebrandt – Presidente do Corede Noroeste Colonial

Lucimara Correia – Funcionário do centro Cirurgico do Hospital de Caridade de Ijuí

 

 

31 de agosto de 2013

Neste mês a Lei Maria da Penha completou 7 anos de implementação, durante essa semana a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Seminário de Prevenção a Violência. Um dos principais painéis temáticos do evento foi “A Lei Maria da Penha sob ótica interdiciplinar”, ministrada pela ministrada pela Promotora de São Gabriel e coordenadora da Comissão de Combate de Viôlencia contra a Mulher do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público, Ivana Bataglin.

Dentro deste contexto o seminário trouxe discussões sobre a origem da violência doméstica e especialmente a violência contra a mulher. Segundo a promotora esse tipo de violência muitas vezes ocorre de forma silenciosa e despercebida, diferente da violência das ruas, e a agressão que tem início dentro de casa, atinge não apenas a mulher que é violentada, mas também os filhos que presenciam e acabam sofrendo os mesmo danos psiquicos.

Ivana Bataglin destaca que o ser humano não é naturalmente violênto, ele vivencia e aprende essa violência, e esse tipo de comportamento, de descontrole tem efeitos negativos na sociedade e em especial dentro da família.

Entrevistados:

Ivana Bataglin - Promotora de São Gabriel e coordenadora da Comissão de Combate de Viôlencia contra a Mulher do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público

Sérgio Luiz Allebrandt – Presidente do Corede Noroeste Colonial

GSC Unijuí