Maio - 2015

30 de Maio de 2015

Pauta do Programa:  A Delegacia da Mulher de Ijuí promove Curso de Atualização ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O curso faz parte de um projeto conveniado à Secretaria Especial de Política para as Mulheres, do Governo Federal com a Polícia Civil. Seu objetivo é qualificar o atendimento que hoje é prestado pela Polícia Civil às mulheres que procuram atendimentos nas delegacias de polícia. O curso acontece em sete sessões, abrangendo 41 policiais da 29ª região policial. Professores da UNIJUÍ participam ministrando palestras sobre o tema.

Entrevistados: Delega Jocelaine Francisca de Aguiar - Delegacia da Mulher de Ijuí
Professora Joice Nielsson - Mestre em Direitos Humanos (DCJS-UNIJUÍ)

music-icon1

 

23 de Maio de 2015

Pauta do Programa:  A aluna do Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, Taciana Ribas, participou do programa do último sábado abordando alguns aspectos com relação aos direitos dos animais. Em continuação a conversação sobre a Conferência Municipal de Políticas Públicas para os Animais que aconteceu no início deste mês, Taciana comentou sobre as legislações de proteção animal, guarda responsável e algumas possíveis soluções para problemas de abandono.
Na semana anterior, uma das pautas discutas em análise na Comissão Especial da Câmara foi o Projeto de Lei onde visa abordar as questões do público LGBT. Essa também foi pauta de debate que aconteceu em um evento na Unijuí, promovido pelo DCE.

Entrevistados: Taciana Ribas - Mestranda em Desenvolvimento
Joice Nielsson -  Professora, Mestre em Direitos Humanos

music-icon1

16 de Maio de 2015

Pauta do Programa: No mês de julho a Cozinha Comunitária completa dois anos de funcionamento em Ijuí. O trabalho, que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, atende cerca de 200 pessoas por dia oferecendo almoço à comunidade de baixa renda no município. O valor de cada almoço no local é R$ 1,50 e a marmita, que pode ser levada para cada, R$ 2,00. Além da comunidade, membros do Cadastro Único, pacientes do CAPS também recebem a refeição.

Entrevistada:  Neiva Agnoletto - Secretária de Desenvolvimento Social

music-icon1

09 de Maio de 2015

Pauta do Programa:  A proposta de redução da maioridadde penal não é novidade no Brasil. Diversas discussões a cerca do tema tem acontecido e, na última semana, uma delas foi na cidade de Cruz Alta. Em debate, a Audiência Pública também foi em debate contra a violência a criança e o adolescente.
Outro assunto tratado, dessa vez em Ijuí, foi sobre Policiamento Comunitário. A proposta foi da Prefeitura Municipal e receberá auxílio do governo do estado para a sua implantação.

Entrevistados:  Estela Fagundes - Vereadora de Cruz Alta
Fioravante Ballin - Prefeito de Ijuí

music-icon1

02 de Maio de 2015

Pauta do Programa:  Neste sábado falamos sobre a Primeira Conferência Municipal de Políticas Públicas para os Animais, que acontece em Ijuí na noite de quinta-feira, 07 de maio. O evento é promovido pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria de Proteção Animal e Associações que também trabalham com os animais. O objetivo principal vai ser discutir com a comunidade as diferenças ações no sentido de proteção animal. 

Entrevistados:  Valmir de Quadros - Secretário de Meio Ambiente
Dulce Matte - Membro da Diretoria da Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí (AAAI)

music-icon1

GSC Unijuí