Junho 2019

 

O que são empreendimentos econômicos solidários?

 

Pauta do programete: Dando continuidade ao tema Economia Solidária, iniciado no mês de maio, convidamos o professor Dr. Enio Waldir da Silva para conversar sobre os empreendimentos econômicos solidários.

Entrevistado: Doutor em Sociologia e professor da Unijuí, Enio Waldir da Silva.

 

music-icon1

  

Origem da Economia Solidária na Unijuí

 

Pauta do programete: A Unijuí possui uma longa trajetória de apoio e fomento à Economia Solidária. O convidado para explicar sobre como esse assunto começou a ser trabalho na universidade é o professor Dr. Enio Waldir da Silva.

Entrevistado: Doutor em Sociologia e professor da Unijuí, Enio Waldir da Silva.


music-icon1

  

Como a Economia Solidária contribui com a comunidade?

 

Pauta do programete: A economia solidária busca criar empreendimentos sustentáveis baseados na cooperação e autogestão, mas além disso, tem um objetivo maior: oferecer, principalmente às classes mais baixas, uma forma alternativa de gerar renda. O professor Dr. Enio Waldir da Silva fala mais sobre essa contribuição que a Economia Solidária traz para a sociedade.

Entrevistado: Doutor em Sociologia e professor da Unijuí, Enio Waldir da Silva.

 music-icon1

 

O que é a ITECSOL?

 

Pauta do programete: Nesse programete, a professora Sandra Albarello conta sobre o surgimento da ITECSOL, a Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí.

Entrevistada: Mestra em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania e professora do curso de Administração da Unijuí, Sandra Regina Albarello.

 

music-icon1

 

Relação entre a ITECSOL e o GSC Economia Solidária

 

Pauta do programete: O GSC Economia Solidária é um dos cinco subprojetos do Gestão Social e Cidadania, que atua na formação de grupos assistidos de economia solidária e possui uma parceria com a ITECSOL. Convidamos a professora Sandra Albarello para explicar mais sobre a relação entre esses dois projetos de extensão. 

Entrevistada: Mestra em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania e professora do curso de Administração da Unijuí, Sandra Regina Albarello.

 music-icon1

  

Importância institucional de projetos de Economia Solidária

 

Pauta do programete: Trabalhar com Economia Solidária é importante tanto para a comunidade, quanto para a instituição. É sobre isso que a professora Sandra Albarello fala no programete abaixo.

Entrevistada: Mestra em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania e professora do curso de Administração da Unijuí, Sandra Regina Albarello.

 

music-icon1

  

O que é responsabilidade social?

 

Pauta do programete: Os consumidores estão cada vez mais conscientes e críticos em relação ao que compram. Dessa forma, as empresas também precisam assumir uma nova postura diante das inúmeras mudanças do mercado e público. Uma prática que atua nesse sentido é a responsabilidade social. Mas você sabe o que isso significa? É o que te ajudamos a entender nesse programete.

 music-icon1

 

Responsabilidade social corporativa

 

Pauta do programete: Existem inúmeras formas de responsabilidade social, entre elas, a chamada Responsabilidade Social Corporativa. A professora Dra. Margarete Brizolla esclarece o que é esse conceito.

Entrevistado: Doutora em Ciências Contábeis e Administração e professora da Unijuí, Maria Margarete Baccin Brizolla.

 music-icon1

 

 

Negócios de impacto social

 

Pauta do programete: Em um mundo marcado por transformações tecnológicas e sociais, diversas formas alternativas e inovadoras de empreendedorismo têm surgido. Entre elas, os negócios de impacto social. A seguir, explicamos o que são esses negócios.

 

music-icon1

  

Agora que você já tem uma noção do conceito de negócios de impacto social, confira o que a especialista no assunto tem a dizer sobre isso.

Entrevistado: Doutora em Administração e professora da Unisinos, Aurélia Adriana de Melo.


music-icon1

  

Benefícios dos negócios de impacto social

 

Pauta do programete: Os negócios de impacto social são empreendimentos que ganharam destaque recentemente. Eles nascem com o objetivo de solucionar problemas sociais e ambientais, mas além disso, possuem outros benefícios, como explica a professora Dra. Aurélia Adriana de Melo.

Entrevistado: Doutora em Administração e professora da Unisinos, Aurélia Adriana de Melo.

 music-icon1

 

Negócios de impacto social no RS

 

Pauta do programete: Nesse programete, a professora Dra. Aurélia Adriana de Melo, que esteve presente no workshop "Negócios de Impacto Social", na Unijuí, traz exemplos de iniciativas gaúchas que se caracterizam como negócios de impacto social.

Entrevistada: Doutora em Administração e professora da Unisinos, Aurélia Adriana de Melo.

 

music-icon1

 

GSC Unijuí