18 de novembro de 2017

Pauta do Programa: A Secretaria do Meio Ambiente fala sobre a questão do lixo na cidade de Ijuí

Entrevistada: Andressa Gressler Stumm


 

music-icon1

 

11 de novembro de 2017

Pauta do Programa: O marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil




 

music-icon1

 

04 de novembro de 2017

Pauta do Programa: A radialista Maglia Maicá conversou sobre a importância do rádio como meio de comunicação e o papel da mulher dentro dele.

Entrevistada: Maglia Maicá

 

music-icon1

 

 

07 de abril de 2018

 
Pauta do Programa:
 O Dia do Jornalista é comemorado, anualmente, em 7 de abril. Em alusão a esta data, o programa traz um bate-papo sobre as relações entre Jornalismo e Cidadania. 

Entrevistada: Lara Nasi - Mestra em Ciências da Comunicação pela Unisinos e professora dos cursos de Comunicação Social da Unijuí.

 

music-icon1

 

14 de abril de 2018

 

Pauta do Programa: No mês de abril, as discussões referentes à situação dos povos indígenas no Brasil ganham notoriedade, por ocasião do Dia do Índio. A professora Elenise Schornadie faz uma reconstrução do papel do indígena na formação sociocultural do Rio Grande do Sul e fala acerca dos direitos dos povos remanescentes. 

Entrevistada: Elenise Felske Schornadie - Professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e da Graduação em Direito da Unijuí. 

 

music-icon1

 

21 de abril de 2018

 

Pauta do Programa: O Programa Redes de Cooperação, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está em operação há mais de 15 anos. A supervisora do Programa na região Noroeste Colonial, Flávia Ferrazza, fala sobre as tratativas para a continuidade da iniciativa articuladas a partir do mês de abril, metas alcançadas e as próximas ações a serem realizadas pela atual gestão. 

Entrevistada: Flávia Fagundes Ferrazza - Supervisora do Programa Redes de Cooperação do Convênio Sdect/Unijuí na região Noroeste.

 

music-icon1

 

28 de abril de 2018

 

Pauta do Programa: No último dia 20 de abril, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí embarcou na Missão de Intercâmbio Científico pela Europa. A professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e dos Cursos de Comunicação Social da Unijuí, Vera Raddatz, conversou com o professor da Universidade de Innsbruck, na Áustria, Martin Coy, acerca do interesse da instituição em desenvolver pesquisas e estreitar relações com a Unijuí e outras universidades brasileiras. 

Entrevistado: Martin Coy - Professor do Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck.

 

music-icon1 

 

31 de março de 2018

 

Pauta do Programa: O Troféu Mulher Cidadã 2018, concedido pela Câmara de Vereadores de Ijuí, foi entregue no dia 26 de março. Sirlei Gomes, uma das agraciadas, fala ao programa acerca de sua trajetória na luta pela Saúde Mental em Ijuí e região.

Entrevistada: Sirlei Fátima Gomes - Presidente da Associação de Saúde Mental de Ijuí - ASSAMI/ Casa AMA

 

music-icon1

 

 

24 de março de 2018

 

Pauta do Programa: Nelson Thesing fala sobre o trabalho dos 28 Conselhos de Desenvolvimento Regional – Coredes, prazos e recursos da Consulta Popular 2018 e como a população pode se inserir neste processo.

Entrevistado: Nelson José Thesing – Presidente do Corede Noroeste Colonial 

 

music-icon1

 

17 de março de 2018

 

Pauta do Programa: O Dia da Mulher acontece em março, mas iniciativas de fomento e de pesquisa acerca do empoderamento feminino ocorrem durante todo o ano. Saiba mais sobre a dissertação de Mestrado de Dedilhana Hübner, defendida em 12 de março, na Unijuí. O estudo, orientado pela professora Denize Grzybovski, teve por temática “Em(poder)amento das mulheres líderes no contexto do estado do Rio Grande do Sul: histórias de vida e ações”.

Entrevistada: Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner – Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP – CAPES), integrante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí.

 

music-icon1

 

10 de março de 2018

 

Pauta do Programa: O Dia Internacional da Mulher já transcende o oito de março. Em Ijuí, a programação norteada por temas como empoderamento, empreendedorismo e proteção à mulher se estende dos dias 6 a 28.  O ápice do roteiro de atividades se deu com a apresentação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (PMPM). Saiba mais sobre o processo de discussão do tema e de elaboração do plano. 

Entrevistada: Noemi Huth - Titular da Coordenadoria da Mulher de Ijuí

 

music-icon1

 

 

05 de maio de 2018

 

Pauta do Programa: Em 05 de março de 2005, foi fundada a primeira Associação de Apoio a Pessoas com Câncer no Rio Grande do Sul, a Aapecan de Caxias do Sul. 13 anos depois, já são nove casas de apoio distribuídas pelo Estado, dentre as quais, a Aapecan Ijuí. Neste programa, recebemos representantes da associação, que falam sobre as ações desenvolvidas e acerca do engajamento da comunidade nos trabalhos, além de explanarem sobre o procedimento para que o paciente possa estabelecer vínculo com a associação.

Entrevistadas: Psicóloga Márcia Carvalho e Assistente Social Carla Moraes

 

music-icon1

 

12 de maio de 2018

 

Pauta do Programa: No dia 12 de maio de 2018, transcorreu o Dia D da vacinação contra a gripe em todo o país. A campanha teve início em 23 de abril, e tem término previsto para o dia 1º de junho. Em Ijuí, a meta foi a imunização de 90% de cada um dos grupos prioritários. Quem explica é a enfermeira Salester Ruver, com quem conversamos para obter mais informações acerca dos procedimentos para a vacinação no Município. 

Entrevistada: Salester Ruver - Coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Ijuí  

 

music-icon1

 

19 de maio de 2018  

 
Pauta do Programa: A temática "mídia colaborativa" esteve em voga na Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, transcorrida entre os dias 10 e 17 de maio de 2018. Na noite de quarta-feira, dia 16, o evento trouxe o case da TV OVO no cenário da mídia independente e colaborativa no município de Santa Maria e na Região Sul do país.

Entrevistado: Alexsandro Pedrollo de Oliveira – Graduado pela UNIFRA. Técnico em Rádio e TV na empresa UFN - Universidade Franciscana. Participante da iniciativa TV OVO desde sua fundação, já tendo sido coordenador geral da mesma.

music-icon1

 

26 de maio de 2018  

 

Pauta do Programa:  No dia 22 de maio, cerca de 120 pessoas discutiram estratégias, propostas e futuras ações para promover a retomada do desenvolvimento de Ijuí. Proposto pela Associação Comercial e Industrial (ACI), o encontro lotou o auditório da entidade. O ponto alto da discussão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Ijuí Mais foi a participação coletiva de setores diversos, como infraestrutura, planejamento, indústria, comércio, serviços e qualidade de vida. Saiba mais sobre o objetivo e o cronograma de ações do projeto. 

Entrevistado: Nilo Leal da Silva - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI)

 

music-icon1

 

GSC Unijuí